sexta-feira, 23 de julho de 2010

Conto do sábio Chinês

          Aconteceu na China, vinte e cinco séculos atrás...

    Lao Tzu ficou muito famoso, era um homem sábio, sem súvida um dos homens mais sábios que já existiram. O imperador da China pediu muito humildemente a ele que aceitasse ser o líder da corte suprema, pois poderia cuidar das leis do país melhor do que ele. Lao Tzu tentou persuadir o imperador de que não era o homem certo, mas o imperador continuou insistindo.

    Lao Tzu disse, "Se o senhor não quer me ouvir, basta que eu passe um dia no tribunal para que veja que eu não sou o homem certo, pois o sistema está errado. Com toda modéstia, eu não estaria dizendo a verdade ao senhor. Ou eu existo ou as suas leis e a sua ordem e a sua sociedade existem. Assim, vamos tentar".

    No primeiro dia, trouxeram ao tribunal um ladrão que roubara quase metade dos tesouros do homem mais rico da capital. Lao Tzu ouviu o caso e então disse que o ladrão e o homem rico deveriam ficar ambos na cadeia durante seis meses.

    O homem rico disse, "O que está dizendo? Eu fui furtado, fui roubado - que tipo de justiça é essa, você está me mandando para a cadeia pelo mesmo tempo que o ladrão?" 

    Lao Tzu disse, "Estou certamente sendo injusto com o ladrão. Você precisa ficar mais tempo na cadeia do que ele, pois você acumulou muito dinheiro para si mesmo, tirou dinheiro de muitas pessoas; milhares de pessoas estão oprimidas e você acumula uma fortuna cada vez maior. Para quê? Sua própria ganância está produzindo esses ladrões. Você é o responsável. O primeiro crime é seu".

    A lógica de Lao Tzu era absolutamente clara. Se continuar a existir tantos probres e tão pucos ricos, não será possível deter os ladrões, não será possível fazê-los parar de roubar. O único jeito de detê-los é ter uma sociedade em que todo mundo tenha o sufuciente para atender às próprias necessidades e ninguém acumule fortunas desnecessárias apenas por ganância.

O homem rico disse, "Antes que me mande para a cadeia eu quero ver o imperador, pois isso não está de acordo com a constituição; isso não está de acordo com a lei deste país".

Lao Tzu disse, "Isso é uma falha na constituição e uma falha das leis deste país. Não sou responsável por isso. Vá e fale com o imperador".

O homem rico disse ao imperador, "Ouça, este homem deve ser imediatamente deposto do seu cargo; ele é perigoso. Hoje estou indo para a cadeia, amanhã será o senhor. Se quiser se salvar, este homem tem de ser agastado; ele é absolutamente perigoso. E é também extremamente racional. O que ele está dizendo está certo; eu entendo - mas ele destruirá a todos nós!"

O rei entendeu perfeitamente bem a situação. "Se esse homem abastado é um criminoso, etnão eu sou o maior criminoso do país. Lao Tzu não hesitará em me mandar para a cadeia".

Lao Tzu foi tirado do posto. Ele disse, "Eu tentei avisá-lo antes; você está desperdiçando o meu tempo desnecessariamente. Eu disse que não era o homem certo. A realidade é que sua sociedade, as suas leis e a sua constituição não estão certas. Você precisa das pessoas erradas para levar adiante esse sistema completamente errado".

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=



Fonte: Techo do livro "Liberdade - A Coragem de Ser Você Mesmo"
Pág. 19,20,21
Autor: Osho
Editora Cultrix
ISBN 85-316-0892-9